sábado, 24 de setembro de 2016

THE BEATLES: ONDE VOCÊ ESTAVA? HAROLD CONRAD, AMERICANO, DE PROMOTOR DE LUTA DE BOX A ESCRITOR

Edição de texto de autoria de Alceu Natali, baseado em depoimento de Harold Conrad à revista Rolling Stone. Direito autoral protegido pela Lei 9610/98. LEIA O TEXTO AO SOM DA MÚSICA DO VÍDEO POSTADO NO FIM. Sem ela, a vida seria um erro (Friedrich Nietzsche)

Eu estava em Miami para cobrir a luta entre o campeão mundial de peso pesado, Sonny Liston, e o jovem desafiante, Cassius Clay. Nos jornais do mundo inteiro não se falava em outra coisa. Aliás, na América falava-se noutra coisa sim. Um fenômeno chamado Beatles que acabara de chegar na cidade. Logo tive uma ideia: colocar juntos Cassius e os quatro cabeludos. Afinal, eles tinham quase a mesma idade. Já até imaginava o sucesso que fariam os cartazes e capas de revistas. Procurei o empresário dos Britânicos, Brian Epstein, para pedir-lhe uma autorização e ele disse, meio lisérgico, não, por questões de segurança. Eu já tinha tudo planejado na cabeça e não iria desistir. Eu, Sonny e sua esposa fomos convidados para ver a apresentação dos Beatles no programa do Ed Sullivan. Sonny iria fazer uma rápida aparição apenas para receber os aplausos de praxe. Logo depois dos primeiros números do programa, entraram os Beatles. Quando eles terminaram de cantar a primeira música, Sonny cutucou-me e disse: Fizeram todo esse fuzuê por causa destes vagabundos? Meu cachorro toca bateria melhor do aquele narigudo! Ao final do espetáculo, Sonny e sua mulher foram embora, mas eu fui até os bastidores, procurei Ed e pedi a ele para apresentar-me aos Beatles. Consegui! Perguntei a eles se não queriam assistir ao treino do Cassius Clay e eles concordaram imediatamente. Eu contei-lhes sobre a recusa de Brian e John disse: Não se preocupe, nós damos um jeito nele. No treinamento propriamente não aconteceu nada de excepcional a não ser aquela foto que entrou para a história. Foi tudo engendrado e coreografado por Cassius. Ele pediu aos Beatles para deitarem-se no ringue, como se tivessem sido nocauteados, e Cassius ficou bailando e sapateando em volta deles,  vangloriando-se. Num dado momento, Cassius olhou para eles e disse: Meu, vocês devem estar levando uma boa grana. Vocês não são tão idiotas como parecem. E John respondeu na lata: Nós não somos, mas você é! Sonny foi nocauteado no primeiro minuto do primeiro assalto. Cassius Clay tornou-se o muçulmano Muhammad Ali e o maior campeão dos pesos pesados de todos os tempos. E os Beatles, bem, eles estavam só começando, mas já eram Hors Concours.


video